A Guarda Civil Municipal (GCM) de Iracemápolis realizou, na última quinta-feira, 17 de julho, no Teatro Virgínio Ometto, a cerimônia de apresentação dos novos símbolos da corporação: a nova bandeira e o novo hino oficial.
A solenidade contou com a presença da prefeita Nelita Michel, do vice-prefeito Chicão Rossetti, do presidente da Câmara Jean Ferreira, do subtenente da Polícia Militar Nicola Nadotti Neto, do secretário de Governo Felipe Granço, da investigadora Joceli de Lima Freitas e do presidente do Conselho de Segurança (Conseg) Marcelo Lima.
Como parte das homenagens, foi convidado o ex-comandante e fundador da GCM, José Gilberto Michel, que teve papel fundamental na história da corporação, tendo comandado a guarda em três gestões diferentes.
Durante o evento, a prefeita Nelita Michel relembrou a dedicação de seu pai à corporação e falou sobre o orgulho de ver os novos símbolos sendo apresentados. “Agora eu entendo quando o senhor ficava até tarde, ajudando a bordar o brasão da guarda nos uniformes. Eu entendo o empenho que esses homens e mulheres tem em representar nossa guarda e lutar para proteger nossa cidade como ela merece.”
A interpretação do hino ficou por conta de um grupo de cantores locais, que contribuíram com seus talentos para dar vida à composição: Luis Agnaldo Provinciatto, Cleber Fazenaro Pedrozo, João Vittor Sobrinho Ferreira, Vanessa Zambon Fuzatto e Carol Rosales Borba Buck.
A criação do hino é resultado do trabalho coletivo e da dedicação dos próprios integrantes da guarda. A letra e a melodia foram desenvolvidas pelo GCM Classe Distinta Antônio Donizete da Silva, por Everton Elvio Fernandes e pelos GCMs de 2ª Classe Eduardo Franco de Moraes, Estefano Gustavo de Oliveira e Rodrigo Francisco Stabile.
A comandante da GCM, Simone Marcicano Rizzo, também falou sobre o momento vivido pela corporação. “Gratidão é a palavra certa para definir o que eu sinto pela oportunidade de viver, o sonho de alguns GCM’s que idealizaram tudo o que está acontecendo hoje. Parabenizo os guardas pelo lindo evento e pela iniciativa, nossa corporação merece.”