No último sábado, dia 25, aconteceu na escola Benedito Carlos Freire o mutirão de Novembro Azul, realizado pela Departamento de Saúde. Ao todo, foram 373 pacientes que puderam realizar o exame de toque e pegar os resultados dos 17 exames laboratoriais que foram realizados durante a campanha.
A ação marcou o encerramento das ações focadas no mês da saúde do homem, que envolveu orientações e exames. Para poder participar da campanha, os homens inscritos tiveram que passar por uma bateria de exames laboratoriais visando identificar outros problemas de saúde.
Os pacientes que apresentaram alterações em algum dos exames de sangue, foram encaminhados para um acompanhamento com o clínico geral. Ao receberem os resultados após o exame de toque, os participantes já saíram com o agendamento da consulta para a sequência do diagnóstico.
“Essa iniciativa nos ajuda a identificar e até mesmo prevenir doenças crônicas de surgirem e acometerem esses homens que acabam não se cuidando”, destacou o diretor do Departamento de Saúde, Juvenal Chiocheti.
Os homens que participaram do mutirão foram atendidos pelos três médicos urologistas do município, Dr. Darci, Dr. Lúcero e Dr. Cauê. “Pudemos encerrar essa campanha com o número recorde de participação, isso mostra que conseguimos criar um hábito de cuidado de saúde nos homens de nosso município. Esperamos contar com cada vez mais munícipes interessados em se cuidar”, encerrou Juvenal.