Diversas pastas e órgãos da sociedade civil estiveram reunidos na última quarta-feira, dia 13, para abordar os dados e informações sobre as Notificação de Violências e Violações de Direitos do ano de 2023 e do primeiro semestre de 2024.
O encontro foi organizado pela Secretaria de Ação Social e Cidadania, e conduzido pela assistente social e técnica da Vigilância Socioassistencial, Silvana Sestenaro.
Participaram representantes da Secretaria da Educação, Guarda Municipal, Secretaria de Esporte, Conselho Tutelar, CRAS, CREAS, Secretaria de Finanças, OSC Avante Social, e Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres – CMDM,
Os resultados apurados em Iracemápolis, indicaram que as mulheres são predominantemente as principais vítimas dos crimes de: ameaça, lesão corporal, violência física e violência doméstica, violência contra a Pessoa Idosa, violência contra criança ou adolescente.
A reunião explicitou que as informações e dados sobre as violências nas famílias são fundamentais para a estruturação de ações estratégicas afim de superar as situações de violência e de vulnerabilidade.
“Através da produção deste diagnóstico o município poderá conhecer melhor a realidade, as necessidades e demandas territoriais, bem como carências e potencialidades do lugar, o que possibilita ações estratégicas”, destacou Silvana.