A 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa foi realizada nos dias 20 e 21 de maio no Centro de Lazer do Trabalhador de Iracemápolis, reunindo autoridades, especialistas, representantes da sociedade civil e moradores para debater temas essenciais relacionados ao envelhecimento e à garantia de direitos da população idosa.
Com o tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: urgência por Equidade, Direitos e Participação”, o evento reforçou o compromisso com a construção de políticas públicas inclusivas, voltadas à valorização e ao cuidado com os idosos.
A abertura da conferência contou com recepção aos participantes, composição da mesa de trabalho com a presença dos vereadores Lu Blumer e Belão, além da secretária de Ação Social e Cidadania, Vanda Aparecida de Oliveira Carvalho, da diretora de Ação Social, Vera Medeiros e o vice-prefeito Chicão Rossetti.
A leitura e aprovação do regimento interno antecederam a palestra magna, ministrada pela assistente social Ana Maria Leme da Silva Sampaio. Com vasta experiência na área, Ana abordou o cenário atual do envelhecimento no Brasil e a importância da participação social na defesa dos direitos da pessoa idosa.
No segundo dia, os participantes foram divididos em grupos de discussão para debater os cinco eixos temáticos da conferência:
Financiamento das políticas públicas para ampliação e garantia dos direitos sociais;
Fortalecimento das políticas para a proteção à vida, à saúde e ao cuidado integral da pessoa idosa;
Enfrentamento de todas as formas de violência, abandono social e familiar;
Participação social, protagonismo e vida comunitária na perspectiva das múltiplas velhices;
Consolidação e fortalecimento dos conselhos de direitos da pessoa idosa como política de Estado.
Após os debates, foram definidas propostas a serem encaminhadas para os âmbitos municipal, estadual e federal. No encerramento, foram realizadas votações para eleger representantes para a Conferência Estadual, que acontecerá em agosto deste ano. A Sra. Maria Lúcia Modenez foi eleita como delegada da sociedade civil, e a Sra. Vera, diretora da Promoção Social, como suplente pelo poder público.
A conferência reafirma a importância do diálogo coletivo na formulação de políticas públicas e reforça o papel ativo da população idosa na construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e respeitosa com todas as gerações.