O Centro de Zoonoses de Iracemápolis recebeu na sexta-feira, 19 de junho, a visita da engenheira e diretora de Meio Ambiente do município de Santa Gertrudes, Aline Bento, e da médica veterinária Aline Torquato. A comitiva foi recepcionada pelo coordenador de Zoonoses e médico veterinário Homero Netto.
O principal objetivo da visita foi promover troca de experiências entre os dois municípios e permitir que a equipe de Santa Gertrudes conhecesse a estrutura e o funcionamento do Consultório Clínico Veterinário de Iracemápolis, referência regional no atendimento e cuidado com os animais, integrando ações de saúde animal, vigilância e saúde pública.
Santa Gertrudes foi recentemente contemplado pelo Governo do Estado com um Pet Container, estrutura semelhante à implantada em Iracemápolis. A equipe retornou ao município acompanhada pela veterinária recém-contratada para conhecer os protocolos, fluxos de atendimento, organização da equipe e resultados já alcançados pela administração local.
Durante a visita foram apresentados os processos de atendimento, as estratégias de integração com a Vigilância em Saúde e as ações que contribuem para a prevenção de zoonoses e o controle de arboviroses, evidenciando como o cuidado com os animais impacta positivamente a saúde da população como um todo.
"A troca de experiências fortalece a gestão pública e acelera a implantação de boas práticas. Fico muito satisfeito em poder compartilhar o que estamos desenvolvendo em Iracemápolis e, em breve, estaremos retribuindo a visita para conhecer também as experiências positivas que vêm sendo realizadas em Santa Gertrudes", destacou o secretário de Saúde, Ralf Silva.
A iniciativa reforça a importância da cooperação intermunicipal para o fortalecimento das políticas públicas de saúde animal e saúde coletiva na região.