*Com o objetivo de promover a transparência, Poder Público ressalta canais de acesso direto Como um meio de conectar a população de Iracemápolis e os serviços que são oferecidos, a Prefeitura de Iracemápolis destaca os canais oficiais de comunicação direta. Por eles, os cidadãos podem tirar dúvidas, deixar sugestões, fazer reclamações e também comentar elogios sobre os mais diferentes temas. Desde junho de 2020, a Prefeitura possui o aplicativo “e-Ouve” que está disponível para download gratuito no Google Play e na App Store. Após baixar o aplicativo, o cidadão deverá fazer cadastro, selecionar o setor com o qual deseja conversar, informar o bairro que mora e descrever o problema, sugestão ou elogio. Após essa etapa, é gerado um protocolo e a demanda é enviada diretamente ao coordenador responsável pelo tema escolhido, que irá responder diretamente ao cidadão. Durante a reunião de coordenadores, que ocorreu na quinta-feira, 25, a ferramenta foi apresentada à toda equipe de trabalho para que o uso seja cada vez mais ampliado. Outros meios de fazer o contato são: o e-mail
[email protected] e também pelo site http://iracemapolis.sp.gov.br/ na aba “Fale Conosco”. Além disso, também dentro do site, há o ícone Fala.BR, plataforma nacional que também permite o acesso da população aos atos da Prefeitura. A prefeita Nelita Michel comentou que o objetivo é que as pessoas tenham acesso a todas informações. “Temos como princípio a transparência nos atos do Executivo e, para isso, queremos divulgar cada vez mais esses canais de contato direto conosco. Por eles, a população questiona e as dúvidas chegam diretamente aos responsáveis. Além de esclarecer dúvidas, esse mecanismo nos permite melhorar o atendimento cada vez mais”, citou. CONSELHO DE USUÁRIOS A Prefeitura possui o Conselho dos Usuários dos Serviços Públicos Municipais que tem o objetivo de avaliar a prestação do serviço público ao analisar a atuação da Ouvidoria Geral do Município. No início do mês, o conselho se reuniu para avaliar as demandas da população e o retorno feito a elas. Essa análise será feita a cada quatro meses. Para o presidente do Conselho, Mario Domingos Leme, os canais podem ser mais utilizados pela população. “São ferramentas muito importantes e percebo que poucos ainda fazem isso. Queremos ampliar esses acessos, divulgando nossos canais e respondendo à população sobre os temas solicitados”, comenta. A Prefeitura possui também as redes sociais que são o Facebook e Instagram. Nesses casos, as ferramentas são usadas como veículo de comunicação de forma coletiva, enquanto os serviços da Ouvidoria se comunicam com o cidadão individualmente. Foto: Prefeitura de Iracemápolis Mario Domingos Leme falou sobre o E-Ouve aos coordenadores; ferramenta conecta população aos serviços públicos