09 FEV 2024
SAÚDE
Município finaliza a primeira ADL do ano para acompanhar situação de dengue na cidade

A equipe de combate a endemias finalizou nesta semana, a primeira ADL, Avaliação de Densidade Larvária, de 2024, que é realizada trimestralmente. A atividade de vistoria nas casas tem o objetivo de identificar, coletar larvas e controlar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, Zika e Chikungunya.

O trabalho de ADL ocorre de acordo com critérios estabelecidos pelo Controle de Endemias do Estado de São Paulo e possibilita o direcionamento de ações preventivas. Por isso, é importante que as pessoas abram suas portas, acolham e prestem as informações solicitadas pelos agentes de saúde.

Essa atividade possibilita o desenvolvimento de estratégias, resultando para a melhor qualidade de vida para a população. A pasta saliente que os agentes comunitários realizam as visitas devidamente identificados de camiseta do SUS e crachá.

A diretora de Vigilâncias em Saúde, Vivian Graziela da Silva, reforça que as equipes realizam vistorias e ações de combate ao Aedes aegypti frequentemente e reforça para que a população redobre os cuidados com a eliminação de possíveis criadouros do mosquito. “As ações preventivas devem ser contínuas, requerendo atenção constante de forma a impedir a reprodução do mosquito”, ressalta.

Caso haja suspeita de focos do mosquito em seu bairro o contato por ser feito pelo telefone (19) 3456-355 ou whatssap (19) 3456 0906.