15 MAR 2024
Cultura realiza oficinas sobre roteiro e produção audiovisual

O Departamento de Cultura anunciou inscrições para duas oficinas gratuitas voltadas a produção audiovisual. Ambas as oficinas são custeadas pela Lei Paulo Gustavo de incentivo a produção audiovisual e tem inscrições gratuitas e abertas a toda a população. As oficinas acontecem nos dias 01 e 02 de abril, sempre no anfiteatro da câmara municipal.

A oficina de roteiro será realizada pelo cineasta Victor Fisch e acontece em dois dias, no primeiro dia (01), a partir das 8h a oficina será voltada para roteiro de documentário. No segundo dia, também a partir das 8h, a oficina terá como foco o roteiro de ficção. Essas oficinas irão abordar a criação de roteiro para documentário e ficção a partir de exibição de filmes, discussões e exercícios práticos.

Já a oficina de produção será realizada pelo experiente produtor Teidy Hanada e será dividida entre os dois dias, a partir das 13h. Nesta oficina será possível compreender os fundamentos, etapas e ferramentas essenciais da produção de filmes e vídeos, desde a concepção da ideia até a pós-produção.

“Disponibilizamos essas oficinas para capacitar os contemplados pela Lei Paulo Gustavo que vão realizar produções audiovisuais em nossa cidade no decorrer do ano e também com a intenção de capacitar quem mais tem interesse em seguir nessa área”, destacou o diretor do Departamento de Cultura, Chico Santos.

As vagas são limitadas e os formulários de inscrições estão disponiveis no site da Prefeitura.

Sobre os professores

Teidy consolidou uma trajetória multiprofissional nos seus 15 anos de experiência no audiovisual, trabalhou em publicidade, cinema e TV e já participou de importantes laboratórios de desenvolvimento como BrLab (Brasil), SAPCINE Ficcali (Colômbia), Bolivia Lab (Bolívia), FIC Valdivia (Chile), entre outros. É cofundador do núcleo criativo REALIZE.CONTENT, que desenvolve obras focadas em questões de gênero, como o curta-metragem "Ocorrência" e o longa-metragem "Dia Útil", nos quais Teidy é produtor e produtor executivo. Também cofundou a MINKA FILMES, que é produtora associada ao longa-metragem "Rodas de Gigante", vencedor da Mostra de Brasília 2023, ao longa-metragem colombiano "Pabellón de los Aburridos" e do curta-metragem "A Última Lágrima", contemplado em dois editais da Lei Paulo Gustavo (estadual e municipal).

Victor Fisch é formado em cinema, com mestrado em roteiro. Tem dois curtas exibidos em diversos festivais. "Gaiola", de 2018, estreou no Fest. Int. de Durban, África do Sul, e "Onde Você Vai?", de 2011, que foi premiado no Fest. Int. de Curtas de São Paulo, Kinoforum. Roteirista premiado pela ABRA, pelo projeto "Guerras do Brasil.doc", de Luiz Bolognesi. Foi diretor e curador do Cinefest Gato Preto por 5 anos (2015 a 2019). E criou e dirigiu os festivais: FICSU - Festival Internacional de Cinema de Surf de Ubatuba, (2019 e 2022); Festival de artes de Franco da Rocha, Soy Loco Por Ti Juquery, que acontece anualmente desde 2018; Curtaflix, festival online de curtas-metragens de 2021.

Faça a sua inscrição:

Produção: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScFM8YYRG4Yxvqf0Tj4O5N_ydwPygUkyj2vZ8nfYpjhrOEr7Q/viewform

Roteiro - Documentário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeK5tMHE0VAqmWo7u8vT_rOfqgn6OMA7wM7qIwPGCqjTmGJ2g/viewform

Roteiro - Ficção: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeu1ETie-yT-kzMhqz756djIGb0lvatWtie6Tjgx_rJqhHeBg/viewform