24 MAI 2024
Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite tem início segunda em Iracemápolis

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite vai ter início em Iracemápolis na próxima segunda-feira, dia 27 de maio e seguirá até o dia 14 de junho em todas as unidades de saúde.

Esta Campanha consiste em mais uma oportunidade para proteger as crianças menores de cinco anos contra a poliomielite. Para colocar a dose em dia, compareça à sala de vacinação mais próxima de sua residência com o cartão de vacina e documento da criança (CPF ou cartão SUS).

As crianças menores de 1 ano de idade serão vacinadas conforme a situação vacinal do esquema primário, já as crianças de um ano a menores de 5 anos poderão ser vacinadas indiscriminadamente com a vacina oral poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido o esquema primário.

A poliomielite é uma doença grave caracterizada por um quadro de paralisia flácida causada pelo poliovírus selvagem (PVS) tipo 1, 2 ou 3, que, em geral, acomete os membros inferiores, de forma assimétrica e irreversível. A vacina contra a Poliomielite é composta por três doses aos 2, 4 e 6 meses de vida, conforme o Calendário Nacional de Vacinação, além das doses de reforço aos 15 meses e 4 anos.