Ir para o conteúdo

Prefeitura Municipal de Iracemápolis e os cookies: nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar você concorda com a nossa Política de Cookies e Privacidade.
ACEITAR
PERSONALIZAR
Política de Cookies e Privacidade
Personalize as suas preferências de cookies.

Clique aqui e consulte nossas políticas.
Cookies necessários
Cookies de estatísticas
SALVAR
Siga-nos
CIDADÃO
EMPRESA
SERVIDOR
Notícias
JUN
10
10 JUN 2025
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Iracemápolis realiza 12ª Conferência Municipal de Assistência Social com foco nos 20 anos do SUAS
receba notícias
A Prefeitura de Iracemápolis, por meio da Secretaria Municipal de Ação Social e Cidadania e do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), realizou no dia 06 de junho  a 12ª Conferência Municipal de Assistência Social, reunindo representantes do poder público, entidades da sociedade civil, profissionais da área e a população para debater os rumos da política de assistência social no município.

Com o tema “20 anos do SUAS: Construção, Proteção Social e Resistência", 
a conferência teve como objetivo avaliar as ações já desenvolvidas e propor diretrizes para o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), reafirmando seu caráter público e direito garantido constitucionalmente.

O evento foi realizado na Câmara Municipal de Iracemápolis , com abertura oficial feita pela Maria Lúcia Grillo Cardoso, presidente do CMAS, que destacou a importância da participação popular na construção de políticas sociais mais eficazes e inclusivas.

A programação seguiu com a leitura e aprovação do regimento interno e a palestra magna da assistente social Ana Maria Leme da Silva Sampaio, que destacou o tema “20 anos do SUAS: Construção, Proteção Social e Resistência". 

Durante a conferência, os participantes se dividiram em grupos de trabalho para discutir os cinco eixos temáticos propostos pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), como Universalização do SUAS: Acesso integral com equidade e respeito às diversidades; 
Aperfeiçoamento contínuo do SUAS:
Inovação, gestão descentralizada e valorização profissional; 
Integração de benefícios e serviços socioassistenciais: Fortalecendo a proteção social, segurança de renda e a inclusão social; 
Gestão democrática, informação no SUAS e comunicação transparente: Fortalecendo a participação social; 
Sustentabilidade financeira e equidade no cofinanciamento do SUAS.
As propostas formuladas servirão de base para as conferências estadual e nacional.

Ao final, foram eleitos os delegados e delegadas que representarão Iracemápolis na etapa estadual da conferência, levando as demandas e sugestões discutidas no município.
A delegada representando o governo é  Silvana Cristina de Sousa Sestenaro (Secretaria Municipal de Ação Social e Cidadania), Lorena Roberta da Silva ( Sociedade Civil). Os suplentes do governo Eliede Aparecida Fraga e sociedade civil Sérgio Antônio Castilho. 

A 12ª Conferência Municipal reforça o compromisso com o fortalecimento da rede de proteção social e com a promoção de direitos para toda a população, especialmente a que se encontra em situação de vulnerabilidade.
Galerias de Fotos Vinculadas
10/06/2025
Iracemápolis realiza 12ª Conferência Municipal de Assistência Social com foco nos 20 anos do SUAS
Ver Mais Fotos
Seta