Na última sexta-feira (19), técnicos da SP Águas, responsáveis pelo Programa Rios Vivos, estiveram em Iracemápolis para uma visita técnica às represas Municipal e Iracema, principais mananciais responsáveis pelo abastecimento de água do município.
A cidade foi incluída na nova fase do programa, prevista para ocorrer até 2026, que prevê o desassoreamento dos reservatórios. O trabalho consiste na remoção de sedimentos e resíduos acumulados ao longo do tempo, aumentando a capacidade de armazenamento e melhorando significativamente a qualidade da água oferecida à população.
Participaram da visita os técnicos da Prefeitura de Iracemápolis, a diretora de Meio Ambiente e Agricultura, Simone Zambuzi, o diretor de Planejamento, Leandro Souza, e o fiscal ambiental, Cleber Zuzi. Durante a inspeção, foi constatada a importância da obra para garantir segurança hídrica e a preservação dos recursos naturais do município.
Segundo a SP Águas, o Programa Rios Vivos tem como missão revitalizar os cursos d’água em todo o estado de São Paulo, promovendo melhorias na qualidade dos rios por meio da remoção de sedimentos e ações de preservação ambiental.
Estiveram na cidade o Assistente Técnico da SP Águas, Calebe Martins Faria e o Engenheiro Fiscal do Programa Rios Vivos do consórcio Revitalizar, Luciano Costa Prado.
“Esse projeto representa um passo importante para a sustentabilidade do nosso abastecimento, garantindo mais quantidade e qualidade de água para toda a população”, destacou Simone.