Em 2025, a Prefeitura de Iracemápolis recebeu o Programa Ecofalante Universidades, extensão educacional da Mostra Ecofalante de Cinema, para ampliar ações de educação ambiental no município.
A ação foi iniciativa da Diretoria de Meio Ambiente em parceria com a agência reguladora Ares-PCJ, por meio do Programa Município VerdeAzul da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, que promoveram a exibição de dois filmes disponibilizados pela Ecofalante, incentivando atividades como debates, rodas de conversa, palestras e discussões em sala de aula.
Os filmes exibidos foram "Kigalinha" e "Parceiros da Floresta". As obras, ambas em português, possuem faixas etárias direcionadas e trazem reflexões sobre meio ambiente, sustentabilidade, conservação e relações com a natureza.
As sessões foram realizadas para 190 alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e 82 alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Cesarino Borba. Após as exibições, os estudantes participaram de atividades educativas conduzidas pelas equipes ambientais do município.
“Trouxemos pela primeira vez esse tipo de iniciativa para Iracemápolis e temos esse objetivo de enraizar cada vez mais esse tipo de discussão nas escolas e em todo a cidade. Precisamos de um futuro mais verde e para isso temos que investir em um presente cada vez mais consciente do que precisa ser feito”, destacou a diretora de Meio Ambiente e Agricultura, Simone Zambuzi.
A iniciativa integra o calendário de ações ambientais de Iracemápolis e reforça o compromisso com a educação ambiental, estimulando o pensamento crítico e a participação dos jovens em temas ligados à preservação e ao desenvolvimento sustentável.









