A Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância Epidemiológica, confirmou a circulação do sorotipo 2 do vírus da Dengue no município, nesta sexta-feira, 14 de março, após a confirmação do Instituto Adolfo Lutz (IAL). O paciente já teve alta hospitalar e passa bem.
Até o momento, a cidade havia registrado apenas o sorotipo 1 em 2024.
Em 2024, a cidade havia registrado apenas o sorotipo 1. No Brasil já foram identificados os 4 sorotipos e diante da circulação no país, é crucial adotar medidas eficazes de prevenção e controle da doença e estratégias fundamentais no controle ao mosquito transmissor.
“Cabe destacar que se você teve DENV-1 (Tipo 1), você está imune a esse sorotipo, valendo o mesmo para DENV-2 (Tipo 2), DENV-3 (Tipo 3) e DENV-4 (Tipo 4). No entanto, uma pessoa pode ter dengue até quatro vezes ao longo de sua vida”, esclarece a Diretora de Vigilância Epidemiológica, Vivian Graziela.
A Prefeitura ressalta que a vacinação contra a dengue está disponível em todos os postos de saúde da cidade, exclusiva para adolescentes entre 10 a 14 anos. A vacina protege contra todos os tipos da doença e evita que os casos se agravem.