Durante os quatro dias de programação, o festival contará com a participação de quatro grupos circenses convidados, quatro atrações locais e uma equipe de intervencionistas.
Entre os dias 10 e 13 de julho, a cidade de Iracemápolis receberá o VIII Festival de Circo de Rua Pé de Cana, evento que ocupa um papel importante na promoção da cultura local. Com atividades gratuitas e abertas ao público, o festival levará cortejos circenses e musicais a bairros com maior vulnerabilidade social, além de apresentações de espetáculos na Praça da Bíblia, local onde a companhia idealizadora do projeto vem, há anos, formando público e consolidando ações artísticas.
Durante os quatro dias de programação, o festival, que acontecerá todos os dias às 19h na praça da Bíblia, no bairro Lázaro Honório, contará com a participação de quatro grupos circenses convidados, quatro atrações locais com shows musicais, exposição de artes visuais e capoeira. Antes, porém das apresentações, haverá às 17h30, cortejos circenses e músicas nos bairros.
Também haverá uma equipe de intervencionistas formada por palhaços, equilibristas, malabaristas e músicos circulando por bairros da cidade, convidando o povo para prestigiar o festival. Como contrapartida o Festival oferecerá ainda atividades formativas para as 4 escolas municipais de Iracemápolis e também espetáculos para a APAE e ARIL.
A escolha dos bairros foi realizada com base em um levantamento feito junto ao CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) de Iracemápolis, que indicou as regiões mais populosas da cidade e com menor acesso a atividades artístico-culturais. O objetivo é garantir a circulação da arte por territórios onde vivem muitas crianças e trabalhadores, descentralizando o acesso às ofertas artístico-culturais para populações que, em geral, são menos contempladas por questões geográficas, sociais, entre outras.
“A escolha desses bairros foi feita a partir de uma consulta que fizemos junto ao CRAS de Iracemápolis, onde se levantou os bairros mais populosos, que concentram a maior parte dos trabalhadores e crianças da cidade. Também são os bairros com maior vulnerabilidade social, o que reforça a contemplação de serviços artísticos-culturais”, afirmou o produtor Hugo Delariva.
O VIII Festival de Circo de Rua Pé de Cana é uma realização da Cia Pé de Cana, da Política Nacional Aldir Blanc e Governo Federal com apoio do Governo do Estado de São Paulo, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, do Fomento CultSP e da Prefeitura Municipal de Iracemápolis.
Confira a programação completa:
10 de julho (Quinta-feira)
17h30: Cortejo circense e musical no Bairro Jardim Iracema
Na praça da Bíblia:
19h00: Espetáculo com As Inigualáveis Irmãs Cola e o espetáculo é Colas Show - Malabarismo e Simpatia em Dose Dupla
20h00: Atração local com abertura da exposição “Podão Abre Caminhos”
11 de julho (Sexta-feira)
17h30: Cortejo circense e musical no Bairro Jardim São Sebastião
Na Praça da Bíblia:
19h00: Espetáculo com Cia Boca do Lixo – Inventando Moda
20h00: Atração local com a Banda Pulsare
12 de julho (Sábado)
17h30: Cortejo circense e musical no Bairro Jardim Santa Rita
Na Praça da Bíblia:
19h00: Espetáculo com Caravana Tapioca – Lalaiá
20h00: Atração local com Gegê Veloso e Banda GB.
13 de julho (Domingo)
17h30: Cortejo circense e musical no Bairro Conjunto Habitacional Lázaro Honório
Na Praça da Bíblia
19h00: Espetáculo com A Grande Lona – Cabaré Lux
20h00: Atração local com Abadá Capoeira – Capoeira e Poliarte: Arte dentro de várias artes