A Prefeitura de Iracemápolis, em parceria com a Fundação ArcelorMittal, realiza nesta quarta-feira (13), a entrega dos óculos do Projeto Ver e Viver, que beneficiará gratuitamente 153 alunos da rede municipal de ensino. A cerimônia de entrega acontecerá às 13h no Centro de Lazer e contará com a presença de estudantes, familiares, profissionais da educação e da saúde, além de autoridades locais.
O projeto é fruto de uma articulação entre as Secretarias Municipais de Saúde e Educação, em parceria com a Fundação ArcelorMittal, e tem como objetivo identificar e corrigir dificuldades visuais em crianças em idade escolar, contribuindo diretamente para o desempenho educacional e a qualidade de vida dos alunos.
A iniciativa teve início com a aplicação de testes de acuidade visual nas escolas municipais, realizados pela equipe de enfermagem. Ao todo, 1.655 triagens foram feitas nas unidades escolares e, a partir dos resultados, 327 alunos foram encaminhados para consulta oftalmológica especializada. Aqueles que receberam prescrição médica puderam escolher seus óculos em uma ótica credenciada, sem nenhum custo para as famílias.
Serão contemplados estudantes das escolas municipais Leontina de Oliveira, Dulcídia Rivabem, Antônio Cândido de Camargo e Benedito Carlos Freire.
Para o secretário de Saúde, Ralf Silva, o projeto representa um avanço no cuidado com a saúde das crianças. “A identificação precoce de problemas visuais é fundamental para o bom desempenho escolar e para o desenvolvimento integral dos nossos alunos. Essa parceria mostra o quanto é possível fazer quando unimos esforços em prol da educação e da saúde”, destacou.
“O nosso maior objetivo é contribuir com a saúde visual desses jovens e fortalecer o desempenho e o aprendizado em sala de aula e fora dela”, comenta Francisco De Assis Meyer, gerente de operações da ArcelorMittal em Iracemápolis.
A prefeita Nelita Michel também reforçou a importância da iniciativa: “Projetos como o Ver e Viver transformam realidades. A entrega dos óculos é um gesto simples, mas que pode significar um novo horizonte para muitas crianças. Ver bem é viver melhor”.