Como parte da campanha Agosto Lilás, voltada à conscientização e ao enfrentamento da violência contra a mulher, a Prefeitura de Iracemápolis promoveu, na última segunda-feira (25), um encontro que abordou a informação como ferramenta de intersecção no enfrentamento à violência contra a mulher.
A iniciativa é realizada em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), o Conselho da Mulher Empreendedora, o Procon-SP e a Associação Comercial e Agrícola de Iracemápolis (AICIA), trazendo como tema central. Além de comerciantes e empresários, a palestra contou com a presença de alunos e alunas do 1º ano do E.M. da escola Cesarino Borba.
O evento contou com a palestra da psicóloga Olga Maria, ministra a palestra “Nem toda violência é visível”. A profissional abordou as diversas formas de violência e como identificar esse tipo de abuso num relacionamento. Além de abordar formas de auxiliar pessoas próximas que vivem em situações abusivas.
O Procon, representado pela sua coordenadora Mariza Batista, abordou o o “Protocolo Não se Cale” iniciativa do governo estadual, que obriga bares, restaurantes e estabelecimentos similares a adotarem medidas de auxílio a mulheres em situação de risco.
A advogada e presidente do CMDM, Beatriz Fazanaro Pelosi, agradeceu a presença de todos e destacou a importância de se promover cada vez mais encontros informativos e educativos. “Espaços assim são primordiais na promoção de mudança de mentalidade da sociedade de forma geral, também são excelentes ferramentas para o combate aos estigmas e preconceitos, bem como para identificar a violência, coibi-la e incentivar a denúncia, e para promover perante a Rede de atendimento, o acolhimento necessário dessas mulheres vitimas de violências.”, afirmou.