A Prefeitura de Iracemápolis, por meio dos Departamentos de Meio Ambiente e Agricultura e da Diretoria de Água e Esgoto, participou de um treinamento promovido pela Agência Reguladora ARES-PCJ no último dia 23 de outubro (quinta-feira).
O encontro teve como objetivo apresentar técnicas e práticas voltadas ao aproveitamento do lodo gerado nas Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) para a produção de fertilizantes orgânicos. A capacitação ocorreu na sede da Companhia de Saneamento de Jundiaí (CSJ), referência na área.
Representaram o município o servidor Antônio Alves Júnior, do Departamento de Água, e o fiscal ambiental Cleber Zuzi, da Diretoria de Meio Ambiente e Agricultura.
Durante o treinamento, foram discutidos aspectos técnicos e legais sobre o tratamento, estabilização e reaproveitamento do lodo, destacando seu potencial como material rico em matéria orgânica e nutrientes, com grande aplicabilidade na agricultura.
Segundo os especialistas, o uso sustentável do lodo como fertilizante contribui para reduzir impactos ambientais, promover o reaproveitamento de resíduos e fortalecer práticas de economia circular no saneamento básico.
“A participação dos técnicos ou do município reforça o compromisso com a busca de novas soluções e técnicas capazes de transformar resíduos em oportunidades, fortalecendo as práticas sustentáveis na gestão pública”, destacou a Diretora de Meio Ambiente, Simone Zambuzi.